5 de maio de 2009

Humor...A alma do negócio.

O humor é uma forma criativa de descobrir, revelar e analisar criticamente o homem e a vida, desmontando, através da imaginação, um falso equilíbrio anteriormente sustentado pela própria imaginação. O compromisso com o riso está na alegria que ele provoca pela descoberta da verdade. Não é a verdade em si que é engraçada, mas sim a maneira com que o humor nos faz chegar a essa verdade. O humor é um dos melhores caminhos que a propaganda utiliza.

Pesquisas mostram que as marcas anunciadas com humor são mais lembradas e que maioria das pessoas prefere comercial bem-humorado. A propaganda que, inicialmente, era só informação sobre produtos, deixou de apenas informar para persuadir. E, para isso, o humor se mostrou um excelente instrumento.

O humor na propaganda é eficaz, causa impacto e o mais interessante é que fica na memória dos receptores, valorizando e fixando a marca do produto anunciado.

Os criativos da propaganda aprovam o ato da utilização da emoção e do humor para atingir seu público-alvo, pois, a propaganda humorística entra com vantagem na guerra de mercado, oferecendo ao consumidor a sensação de prazer inconsciente na decodificação da mensagem.

Segundo o publicitário Olivetto (apud FEDRIZZi, 2003) , "o humor é uma válvula de escape para as angústias cotidianas que nos coloca criticamente em frente à realidade, preservando o aspecto lúdico. Em tempos difíceis, o humor cresce e se torna quase um serviço de utilidade pública".

Podemos perceber recentemente isso na campanha apresentada pela Volkswagem, a qual foi criada pela AlmapBBDO com direção de Fernando Meirelles.

Marcelo Barros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário