5 de maio de 2009

O que é nonsense?

Bom...Na wikipedia encontramos a seguinte definição para nonsense:
"Nonsense ("sem sentido", em inglês) é uma expressão inglesa que denota algo disparatado, sem nexo. A expressão é utilizada para denotar um estilo característico de humor perturbado e sem sentido. Nas artes literáreas, o nonsense encontra como principais autores Lewis Carroll e Edward Lear, ambos ingleses. Carroll é famoso não apenas pelos livros nonsense (Alice no País das Maravilhas e Alice através do Espelho) mas também pelos seus desafios matemáticos que desafiam a lógica. É importante ressaltar suas poesias de caráter surreal tal qual O Tagarelão. Já Lear publicou três livros de poemas: Nonsense Songs, Stories, Botany and Alphabets, More Nonsense Pictures, Rhymes, Botany etc e Laughable Lyrics".

Ao meu ver o nonsense não designa uma coisa sem sentido, se trata mais de uma negação. Uma negação que remete a uma afirmação, e portanto o nonsense “afirma no sentido paradoxal”, que por sua vez significa uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

Seguindo esse pensamento a Ogilvy and Mather criou três vídeos para divulgar um jogo de tabuleiro o Scrabble ou “Palavra Cruzada” como já se chamou no Brasil. Um jogo de montar as palavras com as letrinhas e as palavaras mais difíceis valem mais pontos...Saiba mais!


Essa série de comerciais carregam uma idéia nonsense, um conceito muito forte e uma animação que é só o filé, isso sem falar da trilha sonora nota 10...Cada filme tem seu ritmo. com o “Yoga” sendo o pop cool, “Sumo” um humor country e o “Hula” quebrando tudo no Rock.

Marcelo Barros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário