27 de setembro de 2009

Canelada II A Cara de pau continua.

Vejam só como o mundo dá voltas. Estou fazendo MBA em administração em Marketing e no segundo dia de aula adivinha quem entra na sala, já atrasadíssimo?

Sim... Ele... ”O diretor canelada” da rádio Belém FM. Chegou a mudar de cor ao me ver, digamos que ficou “azul grená com de burro quando foge”...Fez um sinal de que depois iria falar comigo, deu meia volta e saiu da sala.

Três aulas depois ele tornou a aparecer, atrasado como da primeira vez, sentou em uma cadeira bem longe da minha e assistiu à aula... Ao termino da aula ele saiu sem me dar tempo de interpelá-lo sobre a canelada que ele havia me dado...

Na aula seguinte eu já fiquei a sua espera e quando ele entrou na sala disse que precisávamos conversar... Ao final da aula me aproximei dele nos corredores da faculdade e nós encaminhamos para a rua onde o indaguei a respeito de como iria ficar a minha situação e a de meus parceiros diante da furada que ele nos meteu.

Ele então veio com uma desculpa de que estava viajando e que tinha passado à responsabilidade de acertar tudo comigo para outra pessoa da rádio, ou seja, tratou de tentar tirar o dele da reta, chegou e mencionar que precisava substituir algumas pessoas irresponsáveis na rádio, se desculpou pelo acorrido e disse que iria me pagar pelo prejuízo financeiro que eu tive, pois como não houve a tal parceria a GB Comunicação & Marketing teve que arcar com os custos de produção.

Doce ilusão... Já vai fazer mais de um mês e nem sinal do ressarcimento que ele me prometeu... E nas aulas do MBA ele sempre chega atrasado como de costume... E sempre sai antes do final da aula... Será que ele está fugindo?

21 de julho de 2009

Canelada na parceria!


Há mais de 12 anos estou envolvido com eventos, shows e publicidade aqui na minha querida Belém. Durante todos esses anos cansei de tomar canelada, como se diz por aqui quando não pagam total ou parcialmente o que foi acertado previamente pelas partes, desde a época em que eu era diretor da Netmus Shows & Eventos até atualmente a frente da GB Comunicação & Marketing, as caneladas foram as mais diversas que se pode imaginar... São ossos do oficio como diria meu avô.

Até ai tudo bem, mas e quando a canelada não envolve lucro direto?... Quando o caso for uma proposta de “parceria”?

Isso mesmo, a cerca de dois meses atrás a GB Comunicação & Marketing mandou uma serie de e-mails marketing oferecendo seus serviços, e dentre as varias resposta recebidas, uma era uma proposta de parceria com a Rádio Belém FM e vinha de um diretor de lá chamado A.... C......

Mantive contato com esse diretor a partir daí pelo MSN e por telefone, até que marquei um almoço no Pátio Belém para acertarmos as condições da parceria.

Depois de mais de uma hora e meia de atraso o tal diretor chegou e me propôs o seguinte: ...A GB Comunicação & Marketing faria toda a criação de peças publicitárias e planejamento de marketing para a rádio Belém FM e em troca a rádio Belém FM cederia espaços em sua programação para veicular anúncios da GB Comunicação & Marketing e para divulgar as minhas produções musicais, pois também sou compositor, bem como as produções musicais de meus parceiros.

Firmada então a parceria “na palavra” foi então solicitado um planejamento de marketing para o verão, que contemplasse um novo posicionamento da rádio, pois a mesma já estaria com sete anos de “vida” e aos dez anos iria deixar de ser uma rádio comunitária para se tornar uma rádio comercial propriamente dita.

O planejamento foi feito em tempo recorde, pois o verão estava na porta. Foi criado pela GB Comunicação & Marketing e produzido em sistema de parceria com o Studio DVA e com o Studio FJ Records, um tema de verão que deveria ser o ponta pé inicial para o posicionamento da rádio. Além disso, foram criadas e produzidas outras peças como: logotipo e material de papelaria e promocional dentre outras, e um blog para a rádio, o qual seria o elo para a campanha de posicionamento da rádio que tinha como carro chefe a “interatividade”

Clique aqui para conhecer o blog e escutar o tema de verão.

O tal diretor chegou a ir a minha residência e levou com ele o planejamento impresso e encadernado, além de alguns layouts e uma primeira versão do tema de verão.

No espaço de três dias após esse fato eu já estava com a versão final do tema de verão e entrei em contato com o tal diretor para viabilizar a veiculação do referido tema na rádio em questão. Ele atendeu a minha ligação e me disse que não ia rolar mas porque os “outros” diretores preferiram deixar tudo para o mês de agosto... Tentei argumentar dizendo que todo o planejamento era para o mês de julho e que para agosto não serviria de nada, mas fui cortado com a desculpa de que ele estava no trânsito e que, mas tarde vinha pessoalmente em minha casa para conversarmos.

Desse dia em diante não consegui mais contato com o tal diretor... Ligo para o celular está sempre fora de área ou desligado, ligo para a rádio ou não atendem ou ele nunca se encontra, mandei e-mail através do site da rádio, o qual parece estar "abandonado", mas não obtive resposta... Ou seja, levei a maior canelada!

Clique aqui para conhecer o site "abandonado" da rádio.

Pior do que a canelada vai ser explicar para todos os meus parceiros e colaboradores que a campanha não vai mais rolar.

Mas tudo bem... Como diria o meu avô: “Tem mais Deus pra dar do que diabo pra levar”

14 de julho de 2009

Que Duplla é essa?


Sempre em busca de algo novo pela net, pra variar, encontrei no twitter, no perfil de um amigo...Lá no "Following" o logo da Duplla Comunicação.
Como não conhecia uma agencia com esse nome por aqui pela minha querida Belém, fui atrás de conhecer e achei que seria mais óbvio conhecer um pouco da agencia através do seu site.
Acessei então o endereço do mesmo que vinha estampado abaixo do logo...http://www.duplla.com/
Mas para minha surpresa, em vez do tradicional portfolio que se encontra nos sites das agencias, me deparei com o questionário abaixo:

Qual o seu nome?
Qual a sua idade?
Qual a sua profissão?
Qual o seu e-mail?
Conhece a Duplla Comunicação? Seus sócios? Fale sobre eles.
Se conhece, qual dos trabalhos da agência você gostou mais?
Se você fosse dar uma nota para o trabalho da Duplla, que nota você daria?
O que você acha da propaganda no Estado do Pará?
Conhece outras agências do mercado? Quais?
Qual a melhor?
Qual o melhor jornal impresso do Estado na sua opinião? Porque?
Qual seu canal de TV favorito?
Qual emissora de rádio que mais gosta de ouvir (AM/FM)?
Pensa em viajar nos próximos 12 meses?
Pensa em comprar um televisor nos próximos 12 meses?
Pensa em comprar um carro?
Pensa em comprar um apartamento?
Obrigado por nos ajudar a conhecê-lo melhor.

A Duplla Comunicação é uma agência nova, pensa como jovem, e procura ter sempre o máximo de responsabilidade e seriedade nas suas decisões que influenciam o mercado.

A nossa plataforma de trabalho é a comunicação em 360°, levando a mesma comunicação para todos os tentáculos do marketing. Trabalhamos desde campanhas tradicionais até as mais inovadoras, além de sites, hot sites, PDV e outros. Isso é ser 360°.

Gostou da gente? Quer bater um papo conosco? Liga pra cá, pede pra falar com o Edgar ou com o Abilio. Com certeza temos uma solução interessante para o seu negocio.

Nossos Clientes:

• Azevedo Barbosa Consultoria em Imóveis
• Estacon Engenharia
• Artecon Artefatos de Concreto
• Alupan
• Laury Cabeleireiros (novo)
• Govesa Hyundai Concessionária
• Refrigerantes Albano
• Atacadão Ibaraki

Enviar

Além de achar estranho, depois percebi que era só o que havia no endereço e mais nada. Penso eu que uma agencia de comunicação tem que mostrar o seu trabalho, o seu portfolio...Desde a faculdade que nos ensinam que o portfolio é o caminho para o reconhecimento do talento criativo dos profissionais da área.

Mais estranho ainda foi quando lí as sequintes perguntas desse questionário:

Conhece a Duplla Comunicação? Seus sócios? Fale sobre eles.

Se conhece, qual dos trabalhos da agência você gostou mais?

Se você fosse dar uma nota para o trabalho da Duplla, que nota você daria?

Pensei então:

Entrei no site para tentar conhecer a agencia e não consegui. Como posso falar da agencia ou de seus sócios?
Como posso dizer qual trabalho da agencia eu gostei mais? Se eu não conhecia a agencia e quando tentei conhecer não ví nenhum de seus trabalhos no site.
Como posso dar uma nota para o trabalho da agencia? Se eu não conheço e não conheci nenhum ao visitar o site.

Na real...o único trabalho da agencia que eu tive contato foi esse site e ao meu ver a nota pra esse trabalho não vale a pena nem comentar.

A única coisa que eu achei relevante foi a seguinte frase no final do questionário:

Obrigado por nos ajudar a conhecê-lo melhor.

Na vera, eles acabaram me conhecendo melhor através das poucas perguntas que eu ainda teimei em responder pra ver até onde ia dar, mas acabei me irritando com o numero de perguntas e a pouca relevância com o meu objetivo...Cheguei a me iludir pensando que quando terminasse de responder as "intermináveis" perguntas, ao clicar em ENVIAR eu seria direcionado ao "verdadeiro site" da agencia onde eu poderia em fim conhecer seus trabalhos, sua missão, sua equipe, e todas essas coisas que estou acostumado a ver num site de uma agencia de comunicação...Doce ilusão!

Pelo que eu entendi a agencia em questão trabalha na criação e no desenvolvimento de campanhas tradicionais, com um foco maior para sites, hot sites, PDV e etc...No minimo deveria ter liks dos sites e hot sites desenvolvidos pela agencia. E outra...Será que se esqueceram que o ponto fundamental na construção de um site é a usabilidade?

Ao colocar um site na Internet, uma empresa objetiva vender produtos e serviços, construir ou divulgar uma marca e, principalmente, utilizar esse canal de forma a ganhar mais tempo e dinheiro.

Mas não basta desenvolver um site com design atraente para reter os visitantes. Recursos visuais podem atrair o usuário, mas não possuem argumentos suficientes para mantê-lo ou fazê-lo retornar ao site.

Eu não vi nenhum design atraente no site em questão, a não ser o logo da agencia que foi o que me atraiu a principio.

É claro que o usuário espera encontrar um site com apelo visual, mas ele também deseja um ambiente amigável, que permita uma navegação intuitiva e rápida. De inicio eu perdi um tempo tentando achar os botões do site...Em especial o Portfólio...Se o usuário não conseguir encontrar o que procura, abandona o site, e pior, não retorna e nem indica a ninguém.

O target que está a procura de uma agencia, sendo um cliente em potencial ou apenas um estudante de comunicação, quer ver o trabalho que essa agencia desenvolve e não responder a um questionário cansativo e sem sentido para ele, que no caso de ser um cliente em potencial , está precisando de "soluções de comunicação" para sua empresa ou negocio e que na maioria das vezes está com uma certa urgência, por tanto sem "paletó" para responder a um questionário e só no final perceber, que se quiser obter mais informações sobre a agencia terá que ligar para um numero que não é informado...Sefor estudante, ele estaria a procura de referências que o ajudasem a formar o seu universo criativo para sua futura carreira.

Se eu fosse um cliente em potencial e estivesse visitando esse site, nunca iria procurar numa lista telefônica o numero da agencia depois estar no site da mesma. O mais provavel seria partir para uma outra agencia que o bom e velho Google me apontasse nas pesquisas.
Como diria a minha filha mais nova...
Aaaafff!!!


25 de junho de 2009

The pop king is dead!

Como não falar de Michael Jackson no meu blog, afinal ele além de ser rei do pop também teve destaque no mundo da propaganda. Isso mesmo, Michael Jackson em "parceria" com a PEPSI atuou em vários comerciais para a empresa, emprestando todo seu carisma para a marca.
E como estamos num blog sobre propaganda, acho que vale relembrar que Michael tem uma história importante com a mesma.
Mas precisamente em 1984 um episódio traumático aconteceu na carreira de Michael, justo quando ele filmou um comercial para a Pepsi. Ele tinha exatamente 25 anos. Uma experiência pirotécnica durante a filmagem incendiou seus cabelos. Mas a Pepsi, claro, cuidou de tudo e a parceria continuou. Em 86, lá estava ele firme na parceria.
E em 88, o comercial teve tanto sucesso que acabou gerando uma série.
Em 92 foi a vez de I'll Be There ser o hit dos comerciais da PEPSI e a parceria com Michael continuava firme e forte apesar do acidente com a experiência pirotécnica...
Michael não era exclusividade da PEPSI, nas pesquisas para esse post encontrei tabem comerciais da, SUZUKI estrelados pelo rei.
Abaixo alguns comerciais e vídeos relacionados a eles...Descanse em paz Michael!


















3 de junho de 2009

Um dia na Abbey Road

Apesar de não ser uma propaganda mas uma produção de um vídeo clipe a ideia foi fenomenal...
...O último disco gravado pelos Beatles e também o mais vendido foi o Abbey Road. O mesmo nome da rua em que a foto da capa foi tirada e que é hoje em dia uma das ruas mais conhecidas do mundo, La fica também o Studio com o mesmo.
Muitas teorias envolvem a foto, umas indicavam algumas possíveis pistas de que Paul estaria morto.

Hoje a Abbey Road é um dos diversos pontos turísticos de Londres, visitado diariamente por centenas de pessoas que querem tirar a famosa foto atravessando a faixa, como os Beatles na capa do disco.
Uma banda chamada Blame Ringo teve uma idéia um pouco diferente. Resolveram filmar a rua por algumas horas em um dia normal, com os carros passando e freqüentemente tendo que parar para que os turistas tivessem a chance de registrar o momento, buscando reproduzir a foto do disco.
As imagens registradas foram usadas para o clipe da música Garble Arch (A Day in the Life of Abbey Road).
A idéia foi muito criativa e a meu ver o resultado final ficou simples, mas fenomenal como diria o meu amigo Giovanni Improta!
Confira abaixo...

2 de junho de 2009

O ICONE DA "VOZ" PUBLICITÁRIA NO PARÁ VAI DEIXAR SAUDADES!

Dia dois de Junho, terça feira do ano de 2009 DC....Ou seria DW?

Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o mercado publicitário do Pará irá sentir uma profunda e imensa falta desse que foi um dos maiores artistas paraense.
Walter Bandeira vai deixar além da saudade uma enorme lacuna no que tange a locução publicitária de primeiríssima qualidade. Não que o Pará não tenha outros "locutores" de peso, longe disso, mas é que o Walter tinha uma locução impregnada de personalidade, carismática, grave, porém afável, simples, porém única, carregada de sentimentos certos nas horas certas e no tom certo. Ficou conhecido como a grande voz do Pará, fazendo história nos mercados publicitário e do audiovisual, tornando-se um dos mais requisitados e prestigiados desse métier no estado.

Quando chegar a época do Arte Pará então nem se fala, a ausência de sua voz iniqualável será sentida por mim com maior intensidade ainda, pois o evento sem sua voz nas chamadas perderá um muito de sua identidade no que se diz respeito ao áudio. Mas o Walter não era só locutor publicitário, era muito mais...Era ator, diretor, cantor, pintor, interprete e paraense...isso é o que ele era mais, paraense com louvor. Sua voz inconfundível e suas performances irreverentes estarão agora no céu, com os anjos...e toda vez que eu escutar um trovão nas tarde chuvosas de Belém me lembrarei do Walter!

1 de junho de 2009

Campanha Diga não ao bloqueio de blogs.

Você sabia que seu blog pode estar sendo bloqueado em escolas e faculdades e até nas empresas?
Isso mesmo, mas porque será que está ocorrendo esse bloqueio?
Os profissionais de TI e empresários em geral se justificam afirmando que a função dos blogs é disponibilizar downloads de programas e filmes piratas que geralmente trazem junto com eles algum vírus ou código malicioso que infecta a rede corporativa, e que por medidas de segurança tudo é bloqueado.
Já do ponto de vista dos blogueiros sérios, os blogs não podem ser bloqueados e discriminados pagando pelos erros de pessoas sem escrúpulos que mancham a reputação de blogs de qualidade e conteúdo relevante.

Por esse motivo o GF Soluções e o Informação Virtual se uniram para criar a campanha “Diga não ao bloqueio de blogs”, que tem dois objetivos principais:
1. Conscientizar os blogueiros de que empresas, bibliotecas, faculdades e escolas bloqueiam blogs com palavras específicas na url como blogger, blogspot, blog, wordpress entre outros, sem levar em conta o conteúdo desses blogs.
2. Conscientizar os administradores de rede de empresas, bibliotecas, faculdades e escolas que nossos blogs possuem conteúdo relevante para seus colaboradores e estudantes.
Como participar
Escreva um post divulgando a campanha, coloque os banners da campanha em seu blog, orkut, myspace, facebook e envie essa notícia para seus amigos que trabalham em empresas ou estudam e freqüentam escolas, faculdades e bibliotecas que bloqueiam os blogs. Vamos conscientizar os administradores de rede de que os blogs possuem conteúdo relevante para seus colaboradores e estudantes.

Clique no banner que se encontra aqui no meu blog, escolha o seu modelo de banner que melhor se adapta a seu template e coloque em seu blog.

20 de maio de 2009

Permaneça Vivo com Kenwood

Simples e bem bolado esse VT comercial produzido para Kenwood.
Custos de produção baixos e eficiência de recall alto...Uma combinação difícil de se fazer para alguns diretores de criação e até para alguns clientes...O que interessa mesmo é o resultado do comercial...Pra mim vendeu bem!...E com humor!

Israelenses "Atentados Criativos"

Em minhas pesquisas "A procura do comercial perfeito"...rsrsrsr...
...Encontrei dois comerciais Israelenses para uma empresa de telecomunicações, a Orange Obox. Gostei tanto do que vi que acabei por procurar mais comerciais relacionados e encontrei o terceiro postado aqui que também foi feito para mesma empresa, só que focado a outro serviço por ela oferecido, o de TV por assinatura.
O que me chamou atenção foi o nível dos comerciais, o que mostra que nem só de atentados terroristas vivem os Israelenses...Muito bom!!!




Dell Brasil no Twitter

Parece uma montagem feita por alguém na Internet, mas não é. É nada "mais" nada menos do que uma propaganda da Dell (uma grande empresa de hardware e de computadores dos EUA) direcionada para as redes de relacionamento da internet, especificamente o Twitter.
No vídeo aparece vários modelos e produtos da empresa em questão ao ritmo do "HIT" Dança do Créu....Tem até uma versão em inglês...Dell... Créu...será?



Viral tenis

Este viral é cômico!
Elaborado para remeter rapidez aos produtos da Head, marca de artigos esportivos, especificamente de Tênis, o Vt relembra cenas de filmes como Flahs Dance e Elvira, A Rainha das Trevas. E mais...lembra também de grupos musicais no estilo New kids on the Block e muitas outras situações ilarias e impossiveis de acontecer em tão curto espaço de tempo.
Muito criativo. Mas acho que beirou o exagero...mais um pouquinho...Já era!

Parodia? Isso ainda vai render muito!

Uma serie de comerciais envolvendo uma mesma idéia. Até onde eu pesquisei a cerveja Heineken foi o primeiro anunciante a valer-se da proposta...Em seguida uma concorrente...Depois outros produtos fora do seguimento de bebidas também apostou na idéia. Pesquisando um pouco mais encontrei excelentes vídeos relacionados aos comerciais e decidi que valeria apena posta-los aqui!

A parodia funciona bem quando se trata de jingles, pois geralmente se usa musicas que já estão no universo coletivo do target...Mas parodiar vídeos deve ter um efeito muito melhor!






11 de maio de 2009

Fale Comigo!













































Nome:



Sobrenome:







Mensagem











10 de maio de 2009

É fake mesmo...e dai?

O Mini é uma marca de carro que tem em mais de 50 países menos no Brasil...Aaafff...
Mas vamos ao que interessa. O Mini lançou um viral com uma abordagem inusitada, diferente do que costumamos ver em virais, pois não fizeram questão nenhuma de esconder que o viral é fake, muito pelo contrario, é bem escrachado, especialmente pelos diálogos dos dois caras conversando dentro do carro.
Contudo é bastante criativo e divertido..confiram!
Marcelo Barros.


Dentro de um conceito maior "Never Hide", a Ray-Ban continua com sua campanha irreverente e cheia de cores...Depois do viral do camaleão, agora a marca apresenta peças gráficas e VTs de 15 segundos com a assinatura "Colorize". Muito boa a direção de arte das peças.
Marcelo Barros.







Ray-Ban.Cannon from d.kele on Vimeo.


Ray-Ban.PaintCan from d.kele on Vimeo.


Ray-Ban.Drill from d.kele on Vimeo.

7 de maio de 2009

Realmente uma tristeza esse comercial da Havaianas...


...As vezes eu me pergunto como é que um roteiro com esse tipo de referencia é aprovado?
Aqui não é o Telecurso 2000, mas "vamos pensar um pouco"!
A crise financeira que o "mundo" vive não é brincadeira, está ai pra todos verem, só o "Lula lá" sentado comodamente em uma confortavel poltrona no planalto é que não enxerga...Pra ele é uma marolinha.
Mas essa marolinha está deixando muita gente desempregada no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Afinal não somos uma ilha e se os "olhos azuis "peidam" lá fora, o futum acaba chegando por aqui...Pode ser fraquinho, mas vai feder assim mesmo.
Pensando nisso começo a me questionar:
Quem foi a mente brilhante que fez esse roteiro? Esse cara tá que nem o deputado Sérgio M...Se "lixando para opinião pública", muito menos para as centenas de desempregados decorrentes da marolinha que o Lula Lá não vê, mas que por estarem desempregados vão com certeza assistir a esse comercial...Como esse cidadão irá se sentir ao ver a sua "situação" sendo "ironizada" em uma roda de samba com batucada de chinela?...Não pelo samba propriamente(”Tristeza”, de Niltinho e Haroldo Lobo), que por sinal é lindo, mas pelo deboche em cima da preocupação da mulher que interrompe a farra pra lembrar da crise e logo depois a farra se restabelece usando o samba em questão como gancho.
E quanto as gostosas que costumam aparecer de biquini nos comerciais da havaianas?...Não tenho nada contra elas, muito menos se estiverem de biquini, mas porque botaram uma mulher "feia" neste comercial e não uma das gostosas?...será que porque as gostosas não tem conteúdo?
Por que não colocaram todas aquelas gostosas de biquini na praia pra falar da crise? As "não gostosas" não são aptas para fazer comercial de chinelo?
E o bom senso, onde foi parar?...Será que o ator Marcos Palmeira tem algum tipo de acessória, empresário, ou qualquer coisa do gênero?...Ele não leu o roteiro antes?...Ou estava tão perturbado pela "Não gostosa" andando de um lado pro outro no sete de filmagem que nem percebeu o texto e muito menos o contexto?
Em fim...Realmente uma tristeza esse comercial!!
Marcelo Barros.

5 de maio de 2009

AS PROIBIDAS.

Este post é uma coletânea de algumas propagandas proibidas que eu achei na internet.

Alguns publicitários podem ir longe demais na busca pelo anúncio perfeito e ao invés de arrancarem risadas ou emocionarem acabam por repelir o seu target e até mesmo o próprio cliente, tornando o anúncio contraprodutivo ou polêmicos demais ao ponto de causar uma má fama ao produto. Sabemos que um conceito em propaganda é muito relativo, principalmente quando nos referimos ao humor. Mas há casos em que até o humor (negro) tem seus limites.

Depois de assistir a coletânea você irá facilmente entender porque elas foram proibidas, rejeitadas ou simplesmente consideradas muito ofensivas para exibição pública.

Abaixo você poderá visualizar uma serie de anúncios "proibidos", começando com "as 15 propagandas mais censuradas no mundo".

Marcelo Barros.













Humor...A alma do negócio.

O humor é uma forma criativa de descobrir, revelar e analisar criticamente o homem e a vida, desmontando, através da imaginação, um falso equilíbrio anteriormente sustentado pela própria imaginação. O compromisso com o riso está na alegria que ele provoca pela descoberta da verdade. Não é a verdade em si que é engraçada, mas sim a maneira com que o humor nos faz chegar a essa verdade. O humor é um dos melhores caminhos que a propaganda utiliza.

Pesquisas mostram que as marcas anunciadas com humor são mais lembradas e que maioria das pessoas prefere comercial bem-humorado. A propaganda que, inicialmente, era só informação sobre produtos, deixou de apenas informar para persuadir. E, para isso, o humor se mostrou um excelente instrumento.

O humor na propaganda é eficaz, causa impacto e o mais interessante é que fica na memória dos receptores, valorizando e fixando a marca do produto anunciado.

Os criativos da propaganda aprovam o ato da utilização da emoção e do humor para atingir seu público-alvo, pois, a propaganda humorística entra com vantagem na guerra de mercado, oferecendo ao consumidor a sensação de prazer inconsciente na decodificação da mensagem.

Segundo o publicitário Olivetto (apud FEDRIZZi, 2003) , "o humor é uma válvula de escape para as angústias cotidianas que nos coloca criticamente em frente à realidade, preservando o aspecto lúdico. Em tempos difíceis, o humor cresce e se torna quase um serviço de utilidade pública".

Podemos perceber recentemente isso na campanha apresentada pela Volkswagem, a qual foi criada pela AlmapBBDO com direção de Fernando Meirelles.

Marcelo Barros.


Apaixonado por viral!

A minha mais nova paixão são os virais. Cada vez mais fodásticos, os virais abusam da criatividade de uma maneira tão intensa que faz você exclamar coisas como: - que filho da p...Ou - Caralh...Ou ainda - Minha nossa senhora!!!

Com o objetivo de explorar redes sociais pré-existentes para produzir uma aumento exponencial no que tange ao conhecimento de uma determinada marca os virais estão sendo considerados por muitos como a mídia do futuro, tendo como diferencial atingir grande número de pessoas rapidamente, bem como ser relativamente barato comparado a outras formas de divulgação, isso sem falar que não é uma mídia invasiva, pois o publico assiste aos virais de acordo com o nível de interesse. Além disso, por serem replicadas por usuários comuns, os virais ganham credibilidade ou pelo menos algum respaldo, já que são enviadas por pessoas conhecidas, os virais acabam se adequando aos gostos e interesses desse "público".

Quanto mais intensa a emoção causada, mais as pessoas vão querer compartilhar essa emoção com as pessoas do seu circulo de relacionamento, mandando o viral para as pessoas da sua lista de contatos ou simplesmente comentando com amigos em uma roda de bate papo que não precisa nem ser virtual. Assim o viral faz jus ao nome e se espalha muito rapidamente como se fosse um vírus.

Palmas para os virais!

Abaixo uma seqüencia de virais. Cada um mais fodástido que o outro....uauhauhauhauah!!!!

Marcelo Barros.


Seguren-se meninas, ai vem o Shii.

Bom, este post não mostra uma propaganda propriamente, mas sim um vídeo muito engraçado.
Todo game maníaco que se preze conhece o Wii da Nitendo. Pensando nas mulheres, foi criado o Shii como se fosse a mais nova criação no mundo dos video-games, fazendo uma paródia divertidissima, porém machista com o Wii...Assista e de boas risadas.

Dummies desenpregados!

Você sabe o que são Dummies?
Dummies são aqueles bonecos usados em testes de acidentes de modelos de carros para verificar a segurança dos mesmos de acordo com padrões pré estabelecidos.

Para divulgar o novo sistema inteligente de segurança da nova linha de automóveis da Volvo denominado de City Safety, foi desenvolvida uma ação no salão do automóvel em Lisboa que consistia em varias pessoas fantasiadas de Dummies carregando placas dependuradas em seus “corpos” com avisos como: “Procuro emprego”, dando a idéia de que com a chegada do City Safety, não precisarão mais de Dummies para “trabalharem” testando os sistemas de segurança dos carros da Volvo.

Ação muito bem humorada além de oportuna.
Marcelo Barros.

volvo_city_safety

volvo_city_safety2

O velho e bom Lambe-lambe.

Você conhece ou já ouviu falar de Lambe-lambe? Bom pra quem não sabe do que se trata, o Lambe-lambe é um cartaz de rua com tamanhos variados e finalidades comerciais que normalmente divulgam shows musicais de casas noturnas...Saiba mais!

A Fundação Australiana para Crianças (Australian Childhood Foundation), lançou uma campanha muito criativa e surpreendente entitulada “Stop Child Abuse” (parem com abuso infantil).

Nas peças no estilo bem chute no sac...Foram usados manequins do tamanho de crianças que foram distribuídos pelas ruas com um pôster lambe-lambe colado por cima dos manequins. No cartaz figurava o título:“As crianças negligenciadas se tornam invisíveis”. Na segunda parte da ação, os manequins eram retirados, revelando o escrito “Obrigado por me ver”.

Show de criatividade que mostra que ser agressivo na comunicação funciona muito bem...Até eu quando vi as peças pensei se eu mesmo não teria negligenciado alguma criança ou uma situação que envolvessem crianças.
Marcelo Barros.

child_abuse


O que é nonsense?

Bom...Na wikipedia encontramos a seguinte definição para nonsense:
"Nonsense ("sem sentido", em inglês) é uma expressão inglesa que denota algo disparatado, sem nexo. A expressão é utilizada para denotar um estilo característico de humor perturbado e sem sentido. Nas artes literáreas, o nonsense encontra como principais autores Lewis Carroll e Edward Lear, ambos ingleses. Carroll é famoso não apenas pelos livros nonsense (Alice no País das Maravilhas e Alice através do Espelho) mas também pelos seus desafios matemáticos que desafiam a lógica. É importante ressaltar suas poesias de caráter surreal tal qual O Tagarelão. Já Lear publicou três livros de poemas: Nonsense Songs, Stories, Botany and Alphabets, More Nonsense Pictures, Rhymes, Botany etc e Laughable Lyrics".

Ao meu ver o nonsense não designa uma coisa sem sentido, se trata mais de uma negação. Uma negação que remete a uma afirmação, e portanto o nonsense “afirma no sentido paradoxal”, que por sua vez significa uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

Seguindo esse pensamento a Ogilvy and Mather criou três vídeos para divulgar um jogo de tabuleiro o Scrabble ou “Palavra Cruzada” como já se chamou no Brasil. Um jogo de montar as palavras com as letrinhas e as palavaras mais difíceis valem mais pontos...Saiba mais!


Essa série de comerciais carregam uma idéia nonsense, um conceito muito forte e uma animação que é só o filé, isso sem falar da trilha sonora nota 10...Cada filme tem seu ritmo. com o “Yoga” sendo o pop cool, “Sumo” um humor country e o “Hula” quebrando tudo no Rock.

Marcelo Barros.


4 de maio de 2009

Direitos autorais violados...Acontece nas melhores "agencias"!

A Saatchi & Saatchi da África do Sul criou uma campanha para Eukanuba, marca de ração para cães que resolveu apostar na guerrilha e no poder do viral para aumentar a brand awareness de seus produtos. Campanha simples e criativa onde cachorros de diferentes raças percorreram shoppings centers carregando na boca um pacote de Eukanuba.
Porém, quando achei o comercial no You Tube, encontrei o seguinte aviso:"Este vídeo contém trilha sonora que não foi autorizada pelos detentores dos direitos autorais. O áudio foi desativado. Mais informações sobre direitos autorais". Será que esqueceram de negociar os direitos autorais da trilha?...Ou pensaram que por ser um viral isso não seria levado em conta?...Resultado, o viral ficou sem trilha! Será que obteve o resultado esperado?

Marcelo Barros.

Você sabe o que é um Drive-in?

Bom...Aqui em nosso país drive-in é conhecido como "motel de liso"...rsrsrsrs. Mas originalmente drive-in é a denominação de um cinema ao ar livre, onde as pessoas entram com os seus carros e ficam lá para assistir. É muito comum nos EUA.

Abaixo uma boa sacada em peças para mídia alternativa criadas pela agência Brunner para promover um drive-in em Robinson Township, Pittsburgh nos EUA.
Marcelo Barros.

cinem.jpg

cinem2.jpg

dray3.jpg

dray.jpg

dray2.jpg


Baliza...Pa que?

Este comercial da Mazda nos passa a sensação de um carro compacto. Na peça dois trabalhadores riem de uma mulher por ela querer parar o carro em uma vaga tão pequena. O que não poderiam imaginar, que mesmo neste pequeno espaço ela conseguiria estacionar seu carro.Uma produção bem feita, principalmente na parte onde o carro passa por cima de outro veículo o que seria improvável na realidade, mesmo porque o veículo no qual o Mazda passa por cima ficaria amassado e as tábuas não funcionariam como uma ponte, mas valeu pela criatividade e pela mensagem passada de um carro compacto que cabe até em pequenos espaços.

Strip Poker

Muito criativo esse comercial do Centrum que tem como foco destacar a funcionalidade do produto. Trata-se de um complexo de multivitaminas que "promete" dar mais disposição às pessoas que já não se sentem tão dispostas e é recomendado para pessoas acima dos 50 anos. A peça tem o intuito de passar à idéia de que o consumo do produto proporciona uma maior disposição.
Dificilmente quatro idosos se reuniriam para jogar Strip Poker...De repente...se fosse comercial do Viagra...rsrsrsrsr!!

Campanha educativa da Checkston a respeito da mistura "álcool e direção".
A criatividade a serviço do bem comum...Pena que aqui no Brasil campanhas agressivas como essa não são bem aceitas....É o velho e "bom" falso moralismo que impede que a publicidade contribua mais ativamente para o bem comum...Quando vamos evoluir?

checkston.jpg

checkston1.jpg

Fonte: http://lafora.com.br/


Som Extremamente Realista

A Loewe, marca de produtos eletrônicos sustenta o seguinte slogan: “som extremamente realista”. Para fazer valer esse slogan foi criado um inteligente comercial que mostra como seria alterar volume, graves, agudos e o balanço de uma ópera interagindo com os cantores da opera literalmente, como se fosse uma espécie de controle remoto humano...muito bacana.

Marcelo Barros.

30 de abril de 2009

Tem cada "mercadoria" nesse mundo.

As vezes, antes de se ter uma boa idéia sai muita Mer...Mas tem muitos que usam Mer...para tirar boas idéias.
Para promover o papel higiênico reciclável na Dinamarca, foi criada essa campanha.

papel_higienico_reciclavel

Creio que aqui no Brasil isso seria vetado pelo CONAR. Aliás, Não ia nem ser veiculado, pois, não seria nem aprovado pelo diretor de arte, e muito menos pelo anunciante!

Muito criativo, porém radical demais para nossa cultura.
Marcelo Barros.

Logotipo do Batman - Evolução

Os logotipos são símbolos que identificam algo e são amplamente utilizados na vida moderna para a comunicação visual. Esses símbolos são mais comumente adotados no comércio e na indústria.
Inicialmente, os logotipos surgiram compostos por desenhos muito elaborados e complicados. Eram cheios de formas florais e faunísticas, bem ao gosto da época, quando predominavam o estilo art‑nouveau e outros estilos muito elaborados.
Hoje em dia, a marca ou logotipo é a sintetização de uma mensagem visual através de formas simplificadas ou estilizadas.
Volta e meia nós percebemos evoluções nos logotipos das grandes marcas, porém, quanto encontrei essa evolução animada e ainda por cima voltada a um herói fictício, não resisti e resolvi postar aqui para compartilhar com todos.
Divirtan-se!


Watch Batman Logo Evolution on CollegeHumor

Quem é mais burro?


Mamiferos Atacam Novamente.














A primeira campanha criada pela agência Africa para a Parmalat, traz novamente os famosos Mamíferos da Parmalat. O comercial chega à telinha nesta quinta-feira (30/04/09).
A ação criada na década de 90 com crianças fantasiadas dos mais diversos mamíferos está de volta. Os personagens que interpretavam os bichinhos são agora adolescentes e mostram que os mamíferos cresceram, assim como a família de leites Parmalat.

A equipe da Bossa Nova Filmes criou um cenário similar ao da primeira campanha. Atualmente na faixa dos 15 anos, os "bichinhos" tentam colocar as fantasias que obviamente não cabem mais.


As cenas são dirigidas por Ricardo “Gordo” Carvalho, o mesmo dos primeiros filmes da marca.

A melodia da trilha do passado também é retomada, mas com uma nova letra.

A assinatura completa: “Eles cresceram. A família de leites Parmalat também”.













No final, a Gambá pergunta para a Gata: “Tomou?”. E a mamífera responde: “Ôoooo”, em referência aos dez anos que se passaram e o quanto eles cresceram de tanto tomar o leite Parmalat.

A campanha contempla ainda mais três comerciais, sobre os novos leites Zymil, Fibresse e Pyshi-cal, além de anúncios para revistas, peças de mídia interativa e o hotsite.














- Não me lembro se na 1º campanha tinha algum loirinho ou loirinha entre os bichinhos...Mas se tinha com certeza não foi devido a ÁGUA OXIGENADA!...UHAUHAUHAUHAUHAAUHAUH!!!
Marcelo Barros.
Fonte: CCSP



Os Buracos Criativos.

Criada pela agência Leo Burnett de São Paulo para o Palio Adventure. A ação de Guerrilha contempla adesivos que simulavam buracos e foram colados no chão de parques e lojas de conveniência contendo o seguinte texto “Com o Palio Adventure também é assim: você passa nos buracos e não sente nada”.
Essa campanha funcionaria muito bem aqui em Belém...A cidade dos buracos...Ops...Das mangueiras.































Pizzaganda ou Publipizza.

Com as leis relativas a publicidade externa cada vez mais “duras” os criativos das agencias e empresas relacionadas sempre estam a procura de formas diferentes e criativas de atrir o target e conquista-lo.
Um bom exemplo disso é a boa e velha caixa de pizza, que antes no maximo trazia impresso algo relacionado a pizzaria, agora carrega diferentes anuncios, os quais são adaptados com muita criatividade a "nova" mídia.





















Pesquisa feita com os consumidores aponta 81,3% de índice de recall das publicidades
veiculadas na embalagem, isso significa que grande parte do público que recebeu a caixa lembrou-se do anúncio até 1 semana depois do consumo.
Os parâmetros apontam este alto índice pelo acabamento nobre da caixa, visual diferenciado e o fator novidade. A visibilidade chega a ser maior do que as dos outdoors, uma vez que a caixa de pizza fica cerca de 20 minutos sobre a mesa de jantar.
A idéia original veio de uma empresa alemã e foi trazida ao Brasil pela One Mídia, e de acordo com pesquisas de mercado, Na carteira da One Mídia, são mais de 150 clientes dos mais diferentes setores, e para anunciar, é preciso fechar um contrato de no mínimo 10 mil embalagens.

Mais vantagens:
Para o anunciante é ótimo, pois a propaganda é bem recebida e está indo diretamente para a casa do consumidor.
Para as pizzarias apesar de não ganharem dinheiro diretamente com o anúncio, recebem as caixas gratuitamente, o que também é um ótimo negócio, uma vez que as mesmas representam cerca de 15% do valor de custo da pizza.
A propaganda é direcionada de acordo com o perfil do anunciante.

Só o Filé


Para promover a edição da Playboy da dançarina de funk Yani de Simone, mais conhecida como Mulher Filé, a agencia Neogama/BBH criou uma campanha composta por anúncio, material de pdv e spot para rádio.
Geralmente a Playboy faz para as bancas um totem da modelo com alguma referência no título. Desta vez inovou e nem precisou da modelo como referencial. Fazendo uma alusão ao prato servido em bares e restaurantes, tipo prato do dia. Mas a grande sacada foi por a revista entre as carnes nas prateleiras dos açougues, embaladas em pratinhos de isopor com filme PVC e tudo .
Longe trocadilho, mas essa é do carvalho!!!

FILMES NO AVIÃO

Propaganda bacana da TAM.
Descobriu os filmes?

CLIQUE PARA AMPLIAR

1
1


Usuários de iPOD cuidado!!

Campanha de trânsito para previnir quem anda com som alto no mp3 e não olha para os lados antes de atravessar a rua.

1

1

RÉLOU?

O curso CNA fez esses divertidos anúncios para mostrar que e o inglês que vc fala nem todo mundo pode estar entendendo.

1
1




Engolindo as notícias

Criativa utilização do meio Jornal feita pela McDonald's.


Pizza do Espanto.

Muito bonita e criativa essa campanha da Pizza Hut para o Halloween, vendendo cobertura extra de queijo durante as festividades.



Guerra de Motores

De um email que circula na internet.

Às vezes, muitas empresas estendem a sua rivaldiade até a publicidade.
BMW, Audi, Subaru e Bentley recentemente entraram em um embate destes.

Primeiro foi a BMW.
"Parabéns à Audi pela conquista do prêmio de melhor carro do ano na África do Sul", diz o texto. E assina: "BMW, ganhadora do prêmio de melhor carro do ano no mundo!"

A Audi nãoo se fez de rogada e respondeu, dando os parabéns à BMW pelo prêmio de melhor carro do ano,assinando assim:
"Da Audi, vencedora de seis 24 Horas de Le Mans consecutivas, de 2000 a 2006".

Pensa que acabou? A Subaru entrou na brincadeira e publicou o seguinte anúncio:
"Parabéns à Audi e à BMW por suas conquistas nos concursos de beleza".
Assinado Subaru, "melhor motor do ano em 2006"!

E quando parecia que ninguém mais ia gastar verba de propaganda para provocar os outros, eis que veio a Bentley...