19 de julho de 2010

Os 300.....Lados da mesma moeda.







**Este Post é uma cópia de um comentário que fiz no portal Terra, na coluna de esporte, após ler o post: Designer critica logo da Copa 2014: "É uma porcaria"
Sou diretor de criação e pesquiso muito na internet... Tenho um blog onde falo de propaganda (despretensiosamente, fazendo elogios e críticas) e venho aqui defender minha classe... Sou um designer auto didata, com vivencia de mercado no meu estado (Pará) que gira em torno de 16 anos, porem, formado em Comunicação social "Publicidade" e pós graduado em Marketing...Nessa vivência na área de comunicação percebi que a máxima “O cliente tem sempre razão”, dos tempos de faculdade, e até mesmo de vida... Ou seja, a FIFA, dona do evento como mencionaram em outros comentários acima, nada mais é do que o “cliente”... Isso ocorre muito na vida dos profissionais que atuam na área do design assim como nas áreas de publicidade e marketing... Cansei de escutar de clientes coisas do tipo: Gostei muito da marca, mas dá pra trocar essa cor por rosa... Minha filha adora rosa. Apesar de ser uma loja que vende confecções e de que a dona mesmo seria sua filha, isso não quer dizer que tem que ser rosa só porque ela gosta ou porque vende roupa... A cor é um dos muitos elementos que compõe uma marca e tem que ser estudada, pesquisada e enquadrada em seu nicho, atingindo e sensibilizando seu target para que o mesmo seja atraído por ela e passe a consumi-la de varias maneiras.

Ai o dono da agencia chega e diz... ”O cliente ta pagando... o cliente tem sempre razão”. Na verdade é isso mesmo, a marca é o “produto” que o cliente está comprando e ninguém compra aquilo que não quer ou não lhe agrade.

Porém, essa moeda não tem só um lado, nem dois nem três... Tem "TREZENTOS" . Olhando pelo ponto de vista do design a logo da copa não me satisfez nenhum pouco, muito pelo contrario, o comentário ao meu redor soou como se fosse um eco do meu pensamento “Essa MERCADORIA!... Eu faria muito melhor”... Em seguida a pergunta: Esse cara é um designer, um publicitário, um amigo que mexe no Corel, ou o que?

3 de julho de 2010

Comercial Óticas Diniz - 10 anos em Belém

Muito bom o VT produzido pela Imagem Produções com a criação da Agência DC3 Comunicação e dirigido por Ronaldo Salame para o cliente Óticas Diniz em comemoração aos 10 anos de sua existencia em Belém...O vt mostra pontos turisticos da cidade de Belém mas sem cair na mesmise como cancei de ver em outros vts do genero...Ótima direção de Ronaldo Salame, fotografia de Jorge Albuquerque, coordenação de produção de Luciano Cuns, produção de Cecília Meireles e montagem de Eder Pampolha... Quanto a criação a DC3 tabém está de parabéns...O institucional agradece.



Comercial Óticas Diniz - 10 anos em Belém from Imagem Produções on Vimeo.

2 de julho de 2010

Já que o técnico Dunga tem o direito de ser "coerente", eu também tenho!


Se coerente for não levar para a copa o trio que estava jogando o verdadeiro futebol brasileiro, o futebol arte, o futebol gol, (Robinho, Neymar e Ganso), jogadores que já estavalm entrosados desde o inicio da campanha do Santos...

Se coerente for levar para copa jogadores como Kaká (já com problemas antes da copa) e Felipe Melo (visivelmente percebido por todos pela sua falta de estrutura emocional)...

Eu também me acho no direito de ter minha "coerencia"!....Vou torcer agora por uma seleção que desde antes da copa vem se destacando por sua "coerencia"...A Argentina!

A coerencia anda de mãos dadas com a seleção de Maradona. Afinal a Argentina é uma das seleções de futebol mais bem sucedidas do mundo, vencedora da Copa do Mundo de 1978 e da Copa do Mundo de 1986, catorze Copa América, a Copa das Confederações de 1992 e as duas medalhas de ouro, a primeira nas Jogos Olímpicos de 2004 e nos Jogos Olímpicos de 2008. Somando todos seus títulos oficiais organizados pela CONMEBOL e pela FIFA, a Seleção Argentina é a Seleção de futebol que mais logros tém no mundo inteiro...E ainda por cima tem Maradona como técnico. Jogador extremamente talentoso e celebrizou-se como um dos maiores, mais famosos e mais e polêmicos jogadores do século XX. Reunia inteligência, gana e um talento monstruoso, com dribles, habilidade para mudar drasticamente sua velocidade e de dar giros surpreendentes. Enquanto jogador, Maradona foi reverenciado como uma divindade em seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele.

Seu maior momento foi na Copa do Mundo de 1986, que na opinião popular foi ganha sozinho por El Pibe de Oro, outra de suas muitas alcunhas. Internacionalmente, Maradona também consagrou-se como herói da equipe italiana do Napoli, um clube que, embora tradicional, estava entre os pequenos do país. Com El Diez, o Napoli viveu momentos de glória no final da década de 1980, ganhando seus dois únicos títulos no campeonato italiano e lutando de igual para igual com as maiores equipes do país.mundo inteiro.

E o Messi?...O que falar dele?...
Pra encurtar, ele conquistou a Bola de Ouro e o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA do ano de 2009...E olha que ele nem desencantou na copa ainda.

Quer mais "coerencia que isso?...Pois tem, a seleção Argentina além de ser uma seleção que representa a america do sul tem as cores do Papão da Curuzu...Rsrsrsrsrsr...

Vou torcer pelos hermanos da Argentina e talvez veja a "coerencia" ganhar a copa!...Avante Argentina!!!!

1 de julho de 2010

Halterofilistas

O novo comercial da Cielo, “Halterofilistas” faz um paralelo com o esporte olímpico no intuito de mostrar os atributos da Cielo na hora de operar como credenciadora multibandeira, pois a partir de 1º de julho, a empresa já estará preparada para aceitar os cartões da MasterCard no Brasil, além do Visa e de outras bandeiras.

Líder do setor de meios de pagamento eletrônico no Brasil, a Cielo também reforça nesse VT alguns dos seus diferenciais como liderança, abrangência, confiança e alta performance. Criado pela Y&R o Vt é simples, criativo e muito eficaz.