19 de julho de 2010

Os 300.....Lados da mesma moeda.







**Este Post é uma cópia de um comentário que fiz no portal Terra, na coluna de esporte, após ler o post: Designer critica logo da Copa 2014: "É uma porcaria"
Sou diretor de criação e pesquiso muito na internet... Tenho um blog onde falo de propaganda (despretensiosamente, fazendo elogios e críticas) e venho aqui defender minha classe... Sou um designer auto didata, com vivencia de mercado no meu estado (Pará) que gira em torno de 16 anos, porem, formado em Comunicação social "Publicidade" e pós graduado em Marketing...Nessa vivência na área de comunicação percebi que a máxima “O cliente tem sempre razão”, dos tempos de faculdade, e até mesmo de vida... Ou seja, a FIFA, dona do evento como mencionaram em outros comentários acima, nada mais é do que o “cliente”... Isso ocorre muito na vida dos profissionais que atuam na área do design assim como nas áreas de publicidade e marketing... Cansei de escutar de clientes coisas do tipo: Gostei muito da marca, mas dá pra trocar essa cor por rosa... Minha filha adora rosa. Apesar de ser uma loja que vende confecções e de que a dona mesmo seria sua filha, isso não quer dizer que tem que ser rosa só porque ela gosta ou porque vende roupa... A cor é um dos muitos elementos que compõe uma marca e tem que ser estudada, pesquisada e enquadrada em seu nicho, atingindo e sensibilizando seu target para que o mesmo seja atraído por ela e passe a consumi-la de varias maneiras.

Ai o dono da agencia chega e diz... ”O cliente ta pagando... o cliente tem sempre razão”. Na verdade é isso mesmo, a marca é o “produto” que o cliente está comprando e ninguém compra aquilo que não quer ou não lhe agrade.

Porém, essa moeda não tem só um lado, nem dois nem três... Tem "TREZENTOS" . Olhando pelo ponto de vista do design a logo da copa não me satisfez nenhum pouco, muito pelo contrario, o comentário ao meu redor soou como se fosse um eco do meu pensamento “Essa MERCADORIA!... Eu faria muito melhor”... Em seguida a pergunta: Esse cara é um designer, um publicitário, um amigo que mexe no Corel, ou o que?

Segundo o IG, o logo oficial da Copa 2014 foi registrado pela FIFA no Ohmi (Escritório de Marcas e Registro de Design) da União Européia.
A criação é do estúdio francês Richard A. Buchel, que já trabalhava para a UEFA, a qual por sua vez representa as associações nacionais de futebol da Europa e “controla” prêmios, dinheiro, regulamentos e direitos de transmissão para as competições.
A UEFA é a maior das seis confederações continentais da FIFA . De todas as confederações, é de longe a mais forte em termos de riqueza e influência não só entre os clubes europeus, mas também dentro da própria FIFA. “É a filha do dono” uahuahauhaua...

Tem também o lado político da “coisa”... Sediar uma copa do mundo é, digamos que uma ação de marketing muito boa para qualquer país que tenha condições é claro, de investir para tanto... O país tem como “lucro” desse investimento a massa de torcedores de todo o mundo consumindo não só a marca criada mas uma outra infinidade de produtos e serviços ligados ou não a ela...Um superaquecimento do mercado brasileiro pode ser uma coisa “Nunca antes vista nesse país”...uhauhauhauahauh!!!!

Por mais um lado... Afff, como isso tem lados... rsrsrsrs...Tem site de noticias dizendo que a marca foi criada por uma agencia brasileira, a AFRICA, agencia que pertence ao grupo ABC presidido por nada mais nada menos que o Nizan...O Guanaes. Um ícone da publicidade no Brasil e quiçá no mundo... No mundo só não... Na Bahia... uhauhauahuah!!!

E que na verdade o tal estúdio francês Richard A. Buchel, só registrou a marca na Europa, junto a Ohmi e não a criou...

E o plagio? Esse lado dessa moeda pode até ser uma indenização em Euro... É isso mesmo, tem site pondo em palta se a marca em questão seria ou não plagio da marca da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).

Tem o lado da REPETIÇÂO de uma idéia já usada na marca da copa de 78 sabe a onde?... Na nossa arqui-inimiga, a Argentina... ÉEECCAAA!

E o lado subliminar?...Esse não podia ficar de fora desse mundo da comunicação...Tem gente dizendo que parece uma mão no rosto de um pessoa de verde e amarelo (brasileiro) com vergonha pq perdeu a copa de 2010...Ou se você deixar a mente trabalhar mais um poquinho e aguçar o seu olhar semiótico...Aí sim, você poderá até enxergar o Chico Xavier psicografando a eliminação da nossa seleção antes das finais...Que Deus o tenha.

Não podemos esquecer do lado “Cartolar” da questão, afinal a Cartolagem não existe só no futebol brasileiro não... “Pra se ter uma idéia O Parlamento sul-africano convocará nesta terça-feira os principais responsáveis da Federação Sul-Africana de Futebol (Safa) para que expliquem detalhadamente qual será o destino do 1 bilhão de rands (100 milhões de euros) concedidos pela Fifa após a Copa do Mundo.”. É o que noticiou o portal Terra
(http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4573121-EI14416,00.html)

Onde está o dinheiro?...A FIFA comeu, A FIFA comeu... E ninguém viu. O dinheiro sumiu, o dinheiro sumiu... Uhauhauah!!!!
Marcelo Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário