26 de fevereiro de 2009

Críticas e Comentarios

Quando o RUIM vira BOM.

Estou começando a achar que eu devia ter criado uma sessão exclusiva para comerciais "toscos"...Sem querer em minhas pesquisas pela net, acabei me deparando com uma serie de tosquices de um mesmo anunciante...A Mearim Motos no Maranhão.

Os produtores dessa seqüencia imperdível de quebra ainda conseguiram uma façanha, onde diversas empresas multimilionárias gastam dezenas de milhões de dólares eles gastaram uma mixaria.

As propagandas são tão bizarras, que o receptor acaba criando um certo vínculo afetivo por ela e conseqüentemente acaba por lembrar do anunciante.

Aposto que depois de assistir os comerciais abaixo, você vai fazer uma visitinha no Maranhão só pra comprar uma moto na Mearim Motos.....uhauhauhauah!!!!







Promoção de Vendas numa barraquinha de Guaraná!

Apesar de ter um layout simples e de faltar uma preposição no texto abaixo, temos um bom exemplo de que qualquer negócio, independente do porte, pode se valer de técnicas de propaganda e marketing.
Nesse caso em particular temos uma ação de "Promoção de Vendas"

Mas o que seria isso afinal?

Promoção de Vendas pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado.

Ela está praticamente ao alcance de qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica, pois na maioria dos casos não depende de grandes investimentos.

















Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento. Portanto, não se deve prolongar uma campanha por muito tempo, pois o benefício adicional pode incorporar-se ao produto ou serviço, reduzindo o impacto e os resultados da ação promocional.
No caso em questão "Promoção Especial Dia das Mães", "Na compra de um guaraná o cliente concorre a um telefone GE s/ fio".

Ao meu ver, além da preposição faltava só um layout melhor e no lugar das letras GE eu teria usadoMonogram, pois com as letras GE nem todos fariam o link de bate e pronto com a marca



Logotipo. Como evitar coisas como o exemplo abaixo!



























Para se criar um logotipo eficiente é preciso que sigamos algumas regras importantes...

  • Não use mais de 3 cores.
  • Só use absolutamente o necessário, um logo deve ser o mais clean possível.
  • A tipologia deve ser fácil o suficiente para qualquer pessoa ler.
  • O logotipo deve ser reconhecível, ou seja as pessoas devem memoriza-lo facilmente e reconhece-lo ao ver o mesmo outra vez
  • Criar uma única forma ou layout para o logotipo, pois ele deve ter o que chamamos de unidade visual. Em alguns casos é desenvolvido duas versões, uma na horizontal e uma na vertical.
  • Ignorar completamente o que seus pais ou cônjuges pensarem sobre o desenho...Peça opinião de pessoas estranhas, que não fazem parte do seu circulo de amizade, pois elas serão bem mais sinceras. Confirme com essas pessoas também se o logotipo aparenta ser apelativo ou exagerado.
  • Não combine elementos de logos populares com seu trabalho, procure ser original e evitar processos.
  • Não use clipart, sob quaisquer circunstâncias.
  • O logotipo deve ficar bem em P&B (preto e branco).
  • Certifique-se de que o logotipo é reconhecível quando redimensionado, pois em certas mídias como por exemplo em um cartão de visitas ele pode perder a leitura por ficar pequeno demais.
  • Evitar as tendências recentes de design de logotipo. Em vez disso, faça o logotipo com olhar atemporal
  • Não use efeitos especiais (gradientes, sombras, 3D, reflexos, luz e brilhos de luz e outros).
  • Evitar detalhes complicados, pois eles se tornam de difícil leitura e reprodução.
  • Considere os diferentes lugares e maneiras (mídias) que o logotipo pode ser apresentado
  • O logotipo deve ter alguma ligação com aquilo que ele está representando.
  • Não use mais de duas fontes.
  • Cada um dos elementos do logotipo deve ser alinhado. Esquerda, centro, direita, superior ou inferior.
  • Procure saber quem vai estar olhando o logotipo (publico alvo) antes que você queira achar idéias para ele.
  • Sempre opte pelo funcional antes do inovador.
  • O logotipo deve ser fácil de descrever.
  • O logotipo deve ser visualmente equilibrado.
Um logotipo mal resolvido pode ser confundido com outros, pode não ser entendido, pode ser facilmente esquecido transmitir uma idéia errada ou até mesmo negativa do que ele representa, além de exigir investimentos consideráveis para ser assimilado positivamente pelo público consumidor. Um bom logotipo é aquele capaz de dizer ao consumidor que atrás dele tem gente inteligente, capacitada, comprometida e determinada a exceder suas expectativas. Com um bom logotipo, já teremos meio caminho andado no sentido de comunicar algo corretamente.
Seus problemas se acabaram-se!

Nós que trabalhamos com publicidade estamos acostumados a ver todo tipo de cliente...tem cliente que nos deixa livre pra estudar seu negocio e propor soluções criativas inovadoras e eficazes acima de tudo, clientes que entendem que nós somos profissionais treinados para ver o seu negocio muito além do seu estabelecimento...Que conseguimos ver com "outros olhos" seu empreendimento, afinal de contas, cada um no seu quadrado!
Mas há clientes e clientes...
Tem também aquele que se convence que sabe mais do que você quando o assunto é a comunicação da empresa dele...Que porque a filhinha gosta da cor rosa, o tom avermelhado e agressivo que você optou para a campanha da rede de lanchonetes dele está fora do esquadro...Aff...
Agora seus problemas acabaram. Apresentando a comanda abaixo para seu cliente, ele pode escolher como vai ficar o job e ficar muito mais satisfeito! Afinal de contas ninguém entende mais do negocio dele do que ele mesmo!

1- Escolha uma cor primária para o trabalho?
( ) Azul
( ) Vermelho
( ) Amarelo
( ) Verde
( ) Branco
( ) Preto
( ) Outros ____________ _________ _________

2- Que figuras serão usadas?
( ) Pessoas, quantas?____ _________ _________
( ) Formas abstratas, muito ou pouco abstratas?__ ___
( ) Animais, qual?_______ _________ _________

3- Qual personagem publicitário o senhor gostaria de ver no trabalho?
( ) Funcionários felizes
( ) Criança
( ) Cachorro
( ) Mulher de biquíni
( ) Pais e Filhos
( ) Irmãos ou amigos
( ) Outros ____________ _________ _________ _________
4- Qual o tamanho do logotipo no anúncio?
( ) Grande
( ) Muito grande
( ) Absurdamente grande
( ) Na verdade eu quero uma logo enorme e cintilante ocupando todo o espaço
5- Quais as formas devem ser priorizadas no trabalho?
( ) Círculos
( ) Quadrados
( ) Triângulos
( ) Outros ____________ _________ _________ _____
6- Quais as fontes o senhor gostaria de ver em nosso trabalho?
( ) Grossas
( ) Finas
( ) Antigas
( ) Moderninhas
( ) Tortinhas
( ) Com tracinhos nas extremidades
( ) Outras ____________ _________ _________
7- Escolha a forma do texto:
( ) Informativo longo
( ) Informativo curto
( ) Com sacadinha
( ) Sem sacadinha
( ) Duplo sentido
( ) Trocadilho
( ) Racional
( ) Emotivo
( ) Outro ____________ _________ _________
8- Qual o apelo do trabalho:
( ) Desejo
( ) Preço
( ) Promoção
( ) Diversão
( ) Fome
( ) Sede
( ) Tudo junto, eu nasci sem o mínimo poder de síntese
( ) Outro ____________ _________ _________
9- Quantas vezes o senhor vai mudar de idéia durante a execução do trabalho e pedirá para refazer esta comanda?
( ) 7
( ) 49
( ) 80
( ) Todas
( ) É melhor vocês refazerem esse questionário
10- Quais opções da mesma coisa o senhor deseja?
( ) Várias, que eu mereço
( ) Várias, que eu estou pagando
( ) Várias, eu realmente adoro o atendimento de vocês
( ) Várias, o que eu gosto mesmo e de ver quantas vezes vocês conseguem fazer a mesma coisa sem enlouquecerem e começarem a se matar com golpes de mouse.
11- Quais informações devem entrar no trabalho, não importa qual?
( ) Endereço
( ) e-mail
( ) Telefone
( ) CNPJ, título de eleitor e reservista
( ) "Onde tiver espaço em branco sempre cabe uma mensagem"
12- Qual mídia o senhor acha que seria fundamental para sua estratégia?
( ) Impressos
( ) Anúncio
( ) Comercial de TV
( ) Comercial de rádio
( ) Outdoor
( ) Busdoor
( ) Pipi door
( ) The Doors
( ) Outros doors, quais?______ _________ _________ _
13- Qual o prazo do trabalho?
( ) Pra ontem
( ) Pra anteontem
( ) Ainda não sei
( ) Te ligo quando faltarem 15 minutos
( ) A graça é a surpresa
14- Quantas pessoas em série terão que aprovar esse trabalho?
( ) 5
( ) 17
( ) 97
( ) Minha esposa
( ) Minha esposa, Minha avó, porteiro, empregada e papagaio
( ) Outros, quem?_______ _________ _________ _______
____________ _________ _________ _________ ________
____________ _________ _________ _________ ________
____________ _________ _________ _________ ________
____________ _________ _________ _________ ________
____________ _________ _________ _________ ________
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Cuidado!!!...Comerciais são
perigosos para as crianças!




Incrível como a pessoas que vivem se preocupando com a merda da mosca que pousou no cocô do cavalo do bandido, com tantas coisas que realmente devemos nos preocupar como a corrupção que vive nas entranhas do país desde que eu me conheço por gente.

"Hoje, nossa maior ameaça é ao direito de comunicar, e há ONGs 'politicamente corretas' que tentam podar esse direito. "Nós, da Abap, já afirmamos que repudiamos a censura à publicidade, inclusive aquelas bem-intencionadas. Hoje, já duvido que existam ações bem-intencionadas nessa área". Dalton Pastore - presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

A Alana, uma ONG "politicamente correta" está a caça das Giraffas, cuja campanha publicitária se tornou o seu mais recente alvo jurídico. A instituição que tem como meta a "proibição legal e expressa de toda e qualquer comunicação mercadológica dirigida à criança no Brasil" - conforme o conteúdo do próprio site da entidade, onde podemos facilmente encontrar "pérolas" proferidas pelo próprio presidente da instituição como: "é importante reconhecer que os pais não são os únicos responsáveis pelos filhos que não param de pedir produtos vistos na Tv que são obesos, sexualmente precoces ou com comportamentos violentos. A responsabilidade maior está nas empresas e agências de publicidade que apostam no mercado infantil, procurando a vulnerabilidade de cada faixa etária da infância e adolescência para criar consumidores fiéis: as crianças do consumo".

Ficou claro então quem são os responsáveis pela falta de educação das crianças, por sua obesidade, pela sexualidade precoce e pela violência descabida. É obvio que não seria o Executivo, nem o Legislativo e nem o Judiciário. Não seriam também as escolas sem material didático e sem professores, muito menos as instituições despreparadas ou a falta de vergonha de nossos políticos. O responsável por tudo isso são as agências de publicidade.

Balela...Meu pensamento seque em paralelo com o de Dalton Pastore (Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade) que parece ser a única voz das entidades de propaganda a defender, não apenas a classe publicitária, mas o direito de comunicação no Brasil.

Ele faz a seguinte observação: "Todas as vezes que uma minoria se julgou no direito de decidir o que a maioria deveria ver ou ouvir, a sociedade se deu mal, como no nazismo ou nas ditaduras".

Para confirmarmos tal observação é só prestarmos atenção aos argumentos da Alana: "Eles (as crianças) querem se vestir e comer da mesma forma. Querem marcas – usar o tênis Nike, comer Fandangos e ter a mochila da Hello Kitty. Preferem não ir à praia ou ao campo porque sabem que lá não encontrarão Tv ou videogame. Trocam o suco de mexerica por Coca-Cola, e arroz, feijão e couve, por Big Mac com batata frita."

Dalton Pastore afirma mais uma vez o que deveria ser óbvio:

- "A publicidade tem sim, que motivar a população, desde criança, a ter desejo de consumo, faz parte da nossa sociedade". Não somos uma sociedade de casta, o filho do operário um dia pode virar banqueiro, ele precisa de incentivo".

- "Um grupo que se julga superior não pode decidir o que a população deve ou não assistir. A população deve decidir por si só".

- "Não estou dizendo que propaganda não precisa de limites. Precisa sim, e acho isso já há 30 anos.É exatamente por isso que o setor criou o Conar, a auto-regulamentação. Que eu saiba, somos o único setor da economia que se auto-regulamenta", conclui.

Ai Dalton...Tô contigo e não abro!.


Comercial La Rosa del Monte...

...Pensa!

Pensa em um comercial ruim que dói...Pensa em um roteiro sem pé nem cabeça...Pensa em um diretor louco que aprovou esse comercial...Pensa no proprietário dessa empresa que também aprovou essa mercadoria!

Pensou?...Então esquece esse comercial...delete de sua memória, depois de rir é claro.




Nossa!!!


Não consigo imaginar que publicitário faria tal peça...Muito menos quem aprovaria a mesma.
Tem que haver seleção!!
Fonte: http://sentadoempe.blogs.sapo.pt/

Na propaganda nada se perde, nada se cria...tudo se copia...será?
Infelizmente é assim...Ai quando você menos espera pode ser rotulado como um "chupador".
Todos se defendem, pouquíssimos admitem, muitos se justificam falando em coincidências criativas (às vezes acontece mesmo), mas tem umas chupadas que são indefensáveis.


1 - "Cabeças e troncos vão rolar"


2 - "Matar mosquitos pode ser perigoso"


3 - "Produtos para os esqueléticos"


4 - "Quem pensa pequeno..."


5 - "Receba o meu coração..." (um leva a sério, o outro é irônico)


6 - "Fome de música.. Nhac Nhac"


7 - "O Ministério da Saúde: O leite materno ainda é o melhor alimento para o seu filho."


8 - "Imagine depois a conta!"


9 - "Jogo o saco de lixo, no lixo".


10 - "São recarregáveis"



Mais chupadas...


Free Image Hosting
Jeep Chrysler
Agência: Bozell Woldwide
País: Estados Unidos
Ano: 1998

Free Image Hosting
Land Rover Defender
Agência: TBWA Hunt Lascaris
País: África do Sul
Ano: 2000

Free Image Hosting
Lexus RX 330
Agência: Saatchi & Saatchi
País: Austrália
Ano: 2004

Free Image Hosting
Volkswagen Touareg R50
Agência: DDB Hong Kong
País: China
Ano: 2009


Gordinhos unidos...Jamais serão vencidos...Gordinhos...
A agência Salles pisou na bola...
Os anúncios da campanha do Iogurte Fit Light feitos para um festival publicitário recriam cenas ontológicas do cinema substituindo as atrizes por modelos com traços parecidos e acima do peso. O que a princípio ser uma campanha bem acabada, com fotos muito bem feitas é, na minha opinião, uma ofensa para as mulheres acima do peso padrão.
A Itambé pirou e lançou um comunicado dizendo que a campanha é Fantasmão!!
O texto do anúncio diz: ESQUEÇA. O GOSTO DOS HOMENS NUNCA VAI MUDAR.






Comunicado Iogurte Itambé Fit Light
A Itambé ficou indignada ao tomar conhecimento da propaganda do Iogurte Itambé Fit Light, cujas peças publicitárias se encontram disponíveis na Internet e foram criadas pela Agência de Publicidade Salles Chemistri para um festival de Propaganda.
As peças publicitárias enviadas pela Agência para o Festival não foram submetidas à aprovação da Itambé e, portanto não expressam os reais valores da Itambé.
Em carta oficial, a Salles assume a responsabilidade pela autoria da campanha.
Ressaltamos que a Itambé, ao longo de seus 59 anos de existência, sempre teve por princípio o respeito a todos os seus consumidores

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